Dicas para a lavagem dos diferentes tipos de tecido

Antes da lavagem de roupa é essencial conhecer os diferentes tipos de tecido e o que pode fazer para minimizar os estrago e desgaste provocado pela lavagem.

Como lavar roupas de algodão

As peças de algodão são feitas das fibras retiradas e fiadas da planta do algodão. O tecido resultante é pré encolhido e, por isso, muito resistente.

As peças de algodão podem ser lavadas a frio ou a quente com um detergente de roupa genérico.

Como lavar roupas sintéticas

Poliéster, nylon, spandex e acetato são tecidos que não encolhem e são muito resistentes à maioria das nódoas. Alguns destes tecidos podem produzir electricidade estática e enrugar quando secados numa máquina de secar roupa.

Estes tecidos devem ser lavados a quente com um detergente de roupa genérico.

Como lavar roupas de lã

Fabricados a partir do pelo das ovelhas, cabras e outros mamíferos peludos, a lã é famosa pela sua durabilidade. A grande desvantagem é que pode encolher quando lavada a quente e por isso requer algumas precauções.

As peças de lã devem ser lavadas a frio, à mão ou num programa para roupas sensíveis na máquina. Para peças mais sensíveis é aconselhado que sejam lavadas a seco. Também não devem ser colocadas na máquina de secar.

Como lavar roupas de seda

A seda é feita a partir das fibras proteicas produzidas belo bicho-da-seda. Este luxuoso tecido originário da Ásia é muito leve e resistente. Alguns tecidos de seda são tingidos e podem largar tinta quando lavados.

Peças de seda devem ser lavadas a seco ou à mão com água fria e um detergente para roupas sensíveis.

Como lavar seda vegetal

A seda vegetal é produzida a partir de polpa de madeira tratada com químicos. Quando lavada pode encolher, desbotar, largar tinta e perder a forma.

Deve ser lavada a seco ou à mão com um detergente para roupas sensíveis.

Como lavar linho

Os tecidos de linho são feitos a partir de fibras da planta com o mesmo nome. É um tecido muito leve que enruga com muita facilidade e por isso as peças de linho devem ser passadas a ferro.

O linho deve ser lavado a seco ou à mão e deve-se sempre deixar secar ao ar para reduzir as rugas.





Poderá também gostar de:

Gostou deste artigo? Torne-se nosso Fã no Facebook!!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>