Como substituir a sanita do seu banheiro

As sanitas são basicamente indestrutíveis e podem durar até 50 anos. Então, porque é que alguma vez precisaria de substituir uma?

Existem várias razões. As porcelanas tendem a rachar causando fugas de água. Se fizer uma remodelação no seu banheiro e mudar as cores de toda a loiça. Pode querer uma sanita mais moderna com um design mais atraente e que use menos água nas descargas.

Se realmente necessita de substituir a sua sanita, então porque não contratar um canalizador para fazer o trabalho?

A razão é simples. A substituição não é complicada e você pode poupar muito dinheiro se decidir fazê-la você mesmo.

Comprar a nova sanita

A primeira decisão que tem que tomar quando pensar em comprar uma nova sanita é a sua forma. Pode escolher entre modelos alongados ou redondos. As sanitas redondas ocupam menos espaço e são a escolha ideal para banheiros pequenos. Depois também tem que considerar a altura da sanita. Como provavelmente não irá substitui-la novamente, tenha sempre em conta as suas necessidades futuras.

Existem no mercado os modelos típicos de duas peças ( sanita e reservatório de água ) e também os modelos de só um peça. Estes últimos são mais modernos e têm um design mais atractivo. Também são mais fáceis de instalar. É claro que, por serem apenas de uma peça, são mais pesados e mais difíceis de colocar no lugar.

Em relação ao reservatório, os novos modelos levam menos água mas os seus sistemas de descarga são tão poderosos que a única diferença que vai notar é na poupança de água.

Finalmente deve ter em conta a cor do modelo a comprar. Os modelos coloridos são mais caros que o típico branco.

Quando comprar a sua nova sanita, não se esqueça de comprar também os novos parafusos e uma nova base onde instalar a sanita.

Começar a instalação

Agora que já tem todas as peças necessárias, é sempre bom começar por limpar bem a casa de banho, especialmente à volta da sanita antes de a remover.

De seguida espalhe algumas toalhas velhas à volta em caso do trabalho se tornar um pouco sujo.

Depois remova a nova sanita da caixa e use a caixa para guardar o lixo. Você vai acabar por colocar na caixa a velha sanita juntamente com todas as peças antigas. Se possível, certifique-se que a empresa responsável pela recolha do lixo se encarrega de levar a sanita antiga.

Remover a sanita antiga

Desligue a água na casa de banho usando a torneira de segurança. Caso não tenha torneira de segurança no banheiro, desligue a água geral em toda a casa. De seguida faça uma descarga para livrar o reservatório da água armazenada. Abra o reservatório da água e usando luvas e uma esponja, remova os restos de água que encontrar.

Coloque um pequeno balde debaixo do cano da água que está ligado ao reservatório e desaperte a rosca do cano do lado do reservatório usando as mãos ou, se necessário, uma chave inglesa. Caso vá substituir o cano da água, repita o processo do lado contrário e remova o tubo totalmente. Agora já pode remover a válvula que controla o enchimento do reservatório e deita-la para o lixo. Tudo o resto pode ficar dentro do reservatório.

De seguida vamos remover o reservatório por completo. Procure pelos parafusos que fixam o reservatório à parede e usando uma chave apropriada, desaperte-os. O reservatório deve sair sem dificuldade.

Agora  só falta remover a sanita. Para isso, desaperte os parafusos que seguram a sanita à base e de seguida abane-a um pouco para a soltar. Com a ajudar de outra pessoa, levante a sanita e coloque-a dentro da caixa da sanita nova. Desaperte a base velha da sanita e deite-a fora. Coloque um trapo velho no cano do esgoto. O trapo vai impedir que os gases do esgoto empestem todo o seu banheiro. Agora raspe qualquer resíduo que se tenha formado no chão onde a sanita estava colocada.

Instalar a nova sanita

Em primeiro lugar é necessário instalar a nova base. Coloque-a no sítio e aperte os parafusos até ao fim de forma a que não fiquem a impedir a nova sanita de assentar correctamente.

Coloque a sanita nova de lado e verifique se todos os vedantes de borracha estão no sitio correcto. Alguns modelos trazem estes vedantes à parte e é necessário coloca-los antes de instalar a sanita. Agora já pode remover o trapo do cano de esgoto e, com a ajudar de outra pessoa, coloque a nova sanita no local correcto. Certifique-se que os buracos para os parafusos estão alinhados com os buracos da base.  Antes de fixar a sanita no lugar, use um nível para confirmar que a sanita se encontra direita. Caso seja necessário, use folhas de plástico para nivelar a sanita. Agora já pode apertar os parafusos e fixar a sanita no lugar.

A sua nova sanita está quase instalada. Para finalizar só falta instalar o novo reservatório de água. Remova todas as protecções de plástico que possam vir agarradas ao reservatório.  Coloque o novo reservatório no sitio e certifique-se que toda a tubagem para a sanita está no sitio correcto. Agora pode apertar os parafusos que seguram o tanque à parede do seu banheiro. Os reservatórios vêm com as válvulas interiores todas montadas por isso não precisa de se preocupar com este pormenor.

Se decidiu mudar o cano da linha de água, envolva a ponta do cano com um pouco de fita Teflon e fixe o cano à entrada de água. Verifique se a dimensão do cano é suficiente para chegar até ao reservatório e se for necessário corte um pouco. Antes de apertar a porca do lado da entrada de água, fixe o cano ao reservatório e aperte-o desse lado. Só depois deve apertar a porca principal do lado da entrada de água.

Quando tudo estiver finalizado, coloque novamente o balde debaixo da entrada de água para o reservatório e abra a torneira de segurança. Certifique-se que não existem fugas de água em lado nenhum. Agora está pronto para testar a sua nova sanita. Faça algumas descargas e analise se não existe água a verter em sitio algum.

Instalar um novo tampo na sua sanita

Posicione o novo tampo na sua sanita de forma a que os buracos do tampo alinhem com os buracos da sanita. Insira os parafusos de cima para baixo e coloque a rosca na parte de baixo da sanita. Vá apertando todas  as roscas de todos os parafusos até que o tampo fique fixo. Caso o tampo fique torto, basta desapertar uma das roscas e apertar a outra.

Aplicar um selante na base da sanita

É sempre bom esperar dois ou três dias antes de aplicar o selante. A sanita necessita de assentar antes de ser selada ao chão do banheiro.

Coloque uma pequena camada de selante à volta da base, deixando o local dos parafusos limpo. Assim, qualquer água que possa verter da sanita será dissipada pelo chão da casa de banho em vez de ficar a causar infiltrações.





Poderá também gostar de:

Gostou deste artigo? Torne-se nosso Fã no Facebook!!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>