20 maneiras de aproveitar o espaço do seu banheiro

Com a excepção dos roupeiros, os banheiros são as divisões mais pequenas da sua casa e são também uma das mais usadas. Temos dúzias de tarefas que fazemos todos os dias no banheiro e para maximizar cada centímetro, aqui fica uma lista de 20 maneiras de usar o espaço disponível no banheiro.

1.       Use um esquema de cores monocromático em banheiros pequenos

Dependendo da cor que escolher e na iluminação natural que o seu banheiro recebe, a utilização de apenas uma cor pode fazer com que o seu banheiro pareça maior. Lembre-se que usar apenas uma cor não significa que não possa usar diferentes tons da mesma cor. Os tons mais suaves e neutros são os que se adaptam melhor para esta técnica e se você conseguir manter tudo bem limpo e arrumado, o branco é a melhor cor para atingir esta ilusão óptica.

2.       Escolha louça de casa de banho mais pequena

Sabia que hoje me dia consegue encontrar lavatórios, sanitas e banheiras de todos os tamanhos? Se o seu banheiro tem muitos espaços mortos devido a louças grandes, considere mudar tudo para modelos mais pequenos que deixem mais espaço livre. Por exemplo, se você tiver um banheiro de visitas, sem banheira ou chuveiro, opte por usar um lavatório com pedestal em vez de um grande lavatório com armário por baixo. Vai conseguir um efeito muito bom e poupar muito espaço.

3.       Luz ajustável vai criar um banheiro multi funções

Quando um espaço está limitado a apenas uma função, vai parecer mais pequeno do que realmente é. Por exemplo, se a luz do seu banheiro for muito fraca, então você vai se vestir e preparar de manhã no quarto. Ao contrário, se a luz for muito forte você não vai sentir que o espaço é calmo para um bom banho ao final do dia. Instale um regulador de potência na iluminação do seu banheiro e adapte a luz ao seu estado de espírito.

4.       Use o espaço por cima da porta para arrumação

Analise o seu banheiro e veja quando espaço vertical é que está a ser usado. Quase de certeza vai encontrar o espaço por cima da porta vazio. Instale uma ou duas prateleiras com um bonito cesto de decoração ou use o espaço para guardar toalhas extra ou material de limpeza.

5.       Use uma box de vidro para a sua banheira ou chuveiro

As cortinas opacas podem ser usadas na banheira mas vão separar essa zona do resto do banheiro visualmente. Opte por um resguardo de vidro e vai ver que todo o seu banheiro se vai tornar muito maior. Para não perder a privacidade, pode optar por uma box de vidro desfocado ou opaco.

6.       Actualize os acessório metálicos do seu banheiro

Mesmo em um banheiro pequeno, qualquer remodelação que faça é sempre um bom investimento. Se o seu banheiro parece pequeno devido a toalheiros e suportes velhos e grandes, troque-os por modelos modernos em cromado ou bronze.

7.       Opte por mosaicos maiores para o chão do seu banheiro

Quando escolher o mosaico para o chão do seu banheiro, opte sempre por modelos maiores e por padrões subtis. Quanto menos juntas você tiver no chão, menos os seus olhos vão cortar a visão geral do banheiro.

8.       Não se esqueça do tecto

Muitos banheiros têm tectos lindamente trabalhados que adicionam volume e profundidade à divisão. Se você tem essa sorte, então escolha iluminação apropriada que destaque os pormenores do seu tecto. Se o seu tecto é baixo, então opte por pintá-lo com um tom mais claro que as paredes para criar uma sensação de altura. Outra opção é pintar o seu tecto artisticamente. Um azul pálido e algumas nuvens vão fazer o seu banheiro parecer enorme.

9.       Use espelhos para aumentar o seu espaço

Os espelhos de banheiro podem ocupar uma parede inteira ou então serem pequenos e com moldura. Quando escolher o seu espelho, considere o reflexo que ele vai apresentar. Se você tem uma janela que será reflectida no espelho, então opte por um espelho grande. Mas se o seu espelho apenas vai reflectir um armário de arrumação então é melhor um espelho pequeno que não cause tanto impacto.

10.   Maximize o espaço vertical

Se o seu banheiro tem um tecto alto, então use o espaço vertical que tem disponível. Considere mandar fazer um armário à medida que se estenda até ao tecto do seu banheiro. Opte também por algo com cor e destaque na vertical. Isto vai fazer com que a linha de visão se estenda para cima e causar uma sensação de espaço.

11.   Instale iluminação mais clara para evitar áreas escuras

Em alguns banheiros a luz é suficiente para se ver ao espelho mas em outros casos a luz usada pode causar sombras. Para iluminar estes cantos escuros use lâmpadas mais fortes. Opte sempre por lâmpadas de baixo consumo.

12.   As janelas trabalhadas podem aumentar o seu espaço

Se o seu banheiro tem uma janela, não se esqueça de a trabalhar e adornar. As janelas no banheiro são um escape para os olhos. Uma saída de uma divisão pequena e é bom que estejam em posição de destaque.

13.   Maximize o espaço no chão

Em banheiros pequenos cestos do lixo, balanças e cestos da roupa ocupam espaço valioso no chão. A opção é colocar estes objectos em outro lugar. Mude o seu cesto do lixo por um mais pequeno que possa ficar ao lado da sanita, arrume a balança num armário ou na parede e mova o cesto da roupa para outra divisão da casa.

14.   Mude a forma como a porta abre

Se a porta do seu banheiro abre para dentro, considere mudar a direcção de abertura para fora. Tenha sempre em consideração se tem espaço fora do banheiro para que a porta abra sem obstruir a passagem para outra divisão da casa. Se for possível, considere instalar uma porta de correr. Alguns modelos podem deslizar para dentro da parede e assim não ocupam nenhum espaço quando são abertas.

15.   Use armários em tons mais leves

Se você tem armários de madeira no seu banheiro, considere mudá-los para tons de madeira mais claros. Os armários de madeira mais escura não reflectem tanta luz e podem tornar toda a divisão mais escura e mais pequena.

16.   Crie nichos na parede para arrumação

Se tiver essa hipótese, crie nichos na parede para arrumar toalhas, produtos de higiene e papel higiénico. Estes nichos vão criar interesse visual e permitir maximizar o espaço livre junto do lavatório.

17.   Use armários sem portas

Armários debaixo do lavatório são uma vantagem e se não tiverem portas podem ser uma opção decorativa muito interessante. Se o armazenamento debaixo do seu lavatório for constituído apenas por prateleiras, qualquer toalha ou cesto torna-se um objecto de decoração. Para além disso o seu banheiro vai parecer maior se o armário não for fechado visualmente.

18.   Iluminação natural a partir do tecto

Muitos banheiros não têm a hipótese de ter janela. Considere então abrir uma clarabóia no tecto ou então um tubo de luz solar. Estes tubos são instalados no telhado da sua casa e através de superfícies reflectoras, trazem a luz do dia para o seu banheiro. Vai ficar surpreendido com a diferença no seu banheiro depois desta alteração.

19.   Use espelhos de parede em vez de armários de medicamentos

Os armários de medicamentos com espelho embutido são grandes e fazem o seu banheiro visualmente mais pequeno. Considere trocá-los por um espelho de parede ou por um modelo de armário menos profundo com uma porta de espelho completo.

20.   Use o mínimo de acessórios no chão

Certifique-se que o chão do seu banheiro está sempre limpo e arrumado. Se escolher usar um tapete, use um grande em vez de muitos pequenos. Quanto mais peças separadas tiver no chão do seu banheiro mais pequeno ele irá parecer.

 

Os banheiro pequenos não precisam de ser um desafio. Com estas 20 dicas você vai conseguir fazer qualquer pequeno banheiro parecer muito maior. Experimente por em prática apenas algumas destas dicas e conte-nos os resultados.





Poderá também gostar de:

Gostou deste artigo? Torne-se nosso Fã no Facebook!!

1 comentário

  1. meu banheiro tem 1,50 por 1,60 nao sei como fazer agora qual tanho de um box padrao o menor q tiver ea pia qual tamanho menor

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>